Ernst Mayr e sua defesa pela Biologia como Ciência: sua relevância com o Novo Ensino Médio
Palavras-chave:
ciência, disciplina escolar, educação básica, esvaziamento curricular.Resumo
A presente pesquisa objetiva apresentar Ernst Mayr como defensor da Biologia e o problema é se é possível, ou não, abordar a história da ciência no Novo Ensino Médio?
Ernst Mayr (Alemanha, 1904 - Estados Unidos da América, 2005) foi um ornitólogo que defendeu a Biologia como uma ciência única e exclusiva, pois antes era vista como um agregado de conhecimentos e recebia o nome de “Ciência da Natureza”, e seus adeptos identificados como naturalistas. Em seus livros sobre a história e a filosofia da Biologia, o biólogo alemão argumenta com coerência a Biologia como Ciência e tendo como objetos de pesquisa – de forma ultra resumida – a vida e suas relações, sendo, portando, uma área do conhecimento científico e acadêmico. De acordo com Mayr (1998), a Biologia passou a ingressar o grupo da Ciências Naturais junto com a Física e com a Química em muito pela matematização que ocorre nas áreas da Biologia como na genética e na ecologia.
De acordo com Mayr (2005) “a matematização permaneceu como a marca registrada da verdadeira ciência” (p. 30). Embora Mayr contestasse a ideia, outros filósofos da ciência a engradeciam...
REFERÊNCIAS
LEAL, Cristianni A. Estratégias didáticas como proposta ao ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes. 2017. 305f. Tese. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26656 . Acesso em: 15 de fev. de 2024.
MAYR, Ernst. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Tradução: Ivo Martinazzo. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1998, 1107p.
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