A disciplina “Biologia: fundamentos e métodos na história” e sua importância para formação de estudantes do PIBID de Biologia da UFLA
Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, PIBID, Formação docenteResumo
Muitas vezes o ensino de ciências acaba sendo engessado e fragmentado, o que pode provocar desinteresse aos(às) alunos(as), além de promover um conhecimento equivocado. Contudo, quando o(a) professor(a) contextualiza historicamente e filosoficamente a ciência, permite que discentes reflitam sobre as relações entre conhecimento científico e sociedade, promovendo uma compreensão de que esse saber é uma construção social. Para este trabalho foi realizada uma análise de conteúdo, por meio de pesquisa qualitativa sobre as percepções de estudantes do PIBID de Biologia da Universidade Federal de Lavras a respeito de como a História e Filosofia da Ciência, discutida na disciplina "Biologia: fundamentos e métodos na história", pode ajudar na formação docente. A HFC não só permite romper com o ensino tradicional, como ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico sobre como a ciência e sociedade não se separam e como os saberes das culturas tradicionais, ao longo da história, tem grande papel no desenvolvimento da humanidade.
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