O Ensino por investigação
Alfabetização e divulgação científica na educação básica
Palavras-chave:
Multiculturalismo, História Cultural da Ciência, Alfabetização Científica, Divulgação CientíficaResumo
Diversas pesquisas apontam à importância de se introduzir uma formação crítica, participativa e atuante na educação básica. A alfabetização científica, por interface dos programas de Iniciação Científica na Educação Básica, assim como um trabalho direcionado para a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC), abre uma ala para se pensar em importantes mudanças de paradigmas. O propósito deste trabalho é questionar os conhecimentos que recebemos como “certos” e outros, pouco ou nada conhecidos, que deveriam estar presentes. Para tanto, intencionamos propor soluções de forma crítica e atuante, e não apenas mitigar fatos que nos tornam meramente uma plateia que aceita a retórica proferida sobre nós, que pouco ou nada nos representa.
REFERÊNCIAS
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 23 maio. 2024.
MOURA, C. B. de; GUERRA, A. História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 725–748, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4497. Acesso em: 12 mar. 2024.
SHULMAN. L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297>. Acesso em 12 maio 2024.