A NATUREZA DA CIÊNCIA ATRAVÉS DA LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ENFOQUE EM PESQUISAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Texto de divulgação científica, Natureza da ciência, Pesquisas nacionais, Educação básicaResumo
Esse trabalho tem como objetivo discutir o potencial da leitura de um TDC que reporta aspectos do desenvolvimento científico com base em pesquisas desenvolvidas por cientistas brasileiros, buscando evidenciar os aspectos da NdC com estudantes da educação básica. O TDC escolhido foi um material da Revista Pesquisa FAPESP, intitulado “Ciência do Brasil visível no mundo”, cuja publicação apresenta alguns pesquisadores brasileiros contemporâneos mais citados da atualidade, retratando diversos aspectos da produção científica. O TDC possibilitou que os alunos tivessem contato com informações sobre o desenvolvimento da ciência através das pesquisas produzidas por brasileiros. A utilização do TDC se mostrou um recurso eficiente para abordar a NdC em sala de aula. O texto foi apto de apresentar diversas características relevantes de como a ciência é desenvolvidas e como os cientistas trabalham em seu contexto real.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Luciana Nobre; QUEIROZ, Salete Linhares. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
MOURA, Breno Arsioli. "O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?." Revista Brasileira de História da Ciência. v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
NASCIMENTO, Tatiana Galieta. Definições de Divulgação Científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Ciência em tela, v. 1, n. 2, p. 1-8, 2008.
SILVA, Vinícius Carvalho; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, 2020.