CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO – UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Apresentamos neste trabalho resultados de uma prática pedagógica desenvolvida como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Modelagem/Estatística na Educação da Universidade Federal de Alfenas. O objetivo geral foi explorar possibilidades para o ensino de matemática através do uso de cenários para investigação. De forma específica buscamos analisar a forma como estudantes do ensino médio se engajam em cenários para investigação voltados ao trabalho com estatística, nos temas renda e bem estar e inflação. As atividades objetivaram propiciar condições para que os alunos percebessem a importância do conhecimento de fatores socioeconômicos e a presença da Matemática, nesse caso, ligada à Estatística em problemas do cotidiano, despertando o interesse pela cidadania e pelo aprendizado. Em contraponto ao paradigma do exercício, onde o professor é o centro do aprendizado e responsável por ensinar o conteúdo através de exemplos e exercícios, os cenários para investigação permitem o protagonismo dos/das estudantes, propondo um ambiente aberto ao diálogo, à investigação e a troca de experiências (SKOVSMOSE, 2014).
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