A LINGUAGEM DA GENÉTICA ESCOLAR NO PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO 2021

Autores

  • Cristianni Antunes Leal Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Palavras-chave:

Contextualizar, Educação básica, educação pública, NEM, Tradição.

Resumo

A Genética é uma subárea da Biologia que emergiu no século XX, retomando a pesquisa Gregor Mendel (1822-1884). Seus estudos experimentais mais importantes foram realizados com plantas de ervilhas (Pisum sativa), por possuírem características contrastantes, como pé de ervilha alto X pé de ervilha baixo; flor branca X flor roxa, entre outras. Após longo período de cruzamentos entre indivíduos com a mesma característica, Mendel pode afirmar que obteve indivíduos com aquelas características em estado puro (depois chamados “indivíduos homozigóticos”). Em seguida, realizou cruzamentos entre indivíduos de características opostas, por exemplo, altas X baixas, e as homozigóticas não apareceram na Geração F1, mas reapareceram na Geração F2. Neste contexto histórico a Citologia também estava em desenvolvimento.

Mendel publicou seu artigo em periódico lido por pesquisadores dedicados ao estudo das hibridizações (Martins & Prestes, 2016). Contudo, em 1900, três outros botânicos europeus, mais interessados nas questões da hereditariedade perceberam a importância dos resultados de Mendel...

 

REFERÊNCIAS

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LEAL, Cristianni A. Estratégias didáticas como proposta ao ensino da genética e de seus conteúdos estruturantes. 2017. 305f. Tese. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26656.  Acesso em: 10 de mar. de 2024.

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Publicado

2024-06-29