A centralização da Figura de Hans Bethe na Descoberta da Fonte de Energia do Sol

algumas reflexões

Autores

  • Vinícius Souza Universidade Federal de Lavras
  • Alexandre Bagdonas Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, História da Ciência, Energia do Sol

Resumo

O presente trabalho aborda a centralização da figura de Hans Bethe na descoberta das reações nucleares que explicam a fonte da energia do Sol e seus possíveis impactos na percepção de como o conhecimento científico é construído. Inicialmente, contextualiza-se o desenvolvimento histórico das teorias sobre a fonte da energia do Sol, com ênfase no papel de Gamow e Bethe na articulação entre física nuclear e astrofísica. Analisa-se a anedota de Gamow sobre Bethe e sua resolução do problema durante uma viagem de trem, problematizando visões individualistas da produção científica, evidenciando a importância do congresso de Física Teórica de Washington de 1938, a  colaboração com Critchfield e as descobertas paralelas de Weizsacker. Por fim, são destacadas as reflexões sobre a importância de questionar narrativas simplificadas na compreensão do processo de construção do conhecimento científico, enfatizando a necessidade de considerar o caráter social de sua produção.

 

REFERÊNCIAS 

BAGDONAS, Alexandre; KOJEVNIKOV, Alexei. Funny Origins of the Big Bang Theory. Historical Studies in the Natural Science, v. 51, n. 1, p. 87-137, 2021.

GAMOW, George. The Birth and Death of the Sun. Viking Press, 1940.

GIL-PEREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 125-153, 2001.

HUFBAUER, Karl. Exploring the sun: solar science since Galileo. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1991.

MARTINS, Roberto de Andrade. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. P. 167-189, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

ROZENTALSKI, Evandro Fortes. Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química. 2018. 432 f. Tese (Doutorado) – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-29