Da História da Ciência ao Ensino Conceitual de Química e de Natureza da Ciência: O Processo de Elaboração de Narrativas Históricas

Autores

  • Larissa Cabral UNESP
  • Andriel Rodrigo Colturato UNESP
  • Carlos Sérgio Leonardo Júnior UNESP
  • Luciana Massi UNESP
  • Nathalia Helena Azevedo Pereira University of Groningen

Palavras-chave:

Ensino de Química, Narrativas históricas, Irène Joliot-Curie, Nicolas Leblanc, Primo Levi

Resumo

Desde 1850 existem iniciativas de inclusão da Natureza da Ciência (NdC) nos currículos de vários países. Ela possibilita formar indivíduos cientificamente alfabetizados ao fomentar uma compreensão mais sólida sobre a construção social do conhecimento científico. Diversas formas de inclusão de elementos de história da ciência no ensino vêm sendo propostas e debatidas nas pesquisas da área, dentre as quais destaca-se o uso de narrativas históricas (Allchin et al., 2014). Essa abordagem parte de narrativas construídas para promover a criação de ambientes de discussão em sala de aula, favorecendo a contextualização de conceitos científicos, o engajamento de estudantes e a reflexão crítica sobre concepções equivocadas das ciências (Azevedo; Del Corso, 2019). Neste trabalho, relatamos o processo de produção de narrativas históricas para o ensino de química. Objetivamos compartilhar pontos-chave do nosso processo coletivo de criação e aplicação de três narrativas históricas para o ensino de química, destacando a relevância delas para a aprendizagem conceitual e para a promoção de uma compreensão mais bem informada sobre a NdC.

 

REFERÊNCIAS

Allchin, D.; Andersen, H. M.; Nielsen, K. Complementary approaches to teaching nature of science: Integrating student inquiry, historical cases, and contemporary cases in classroom practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 461-486, 2014.

Azevedo, N. H.; Del Corso, T. M. A doença dos trabalhadores da estrada de ferro: uma narrativa histórica e suas potencialidades para explorar aspectos de natureza da ciência. Cadernos de História da Ciência, v. 12, n. 3, p. 19-53, 2019.

Colturato, A. R.; Massi, L. O caso de Nicolas Leblanc e a produção da soda: elementos para compreensão da natureza da ciência. Alexandria, v. 14, n. 1, p. 397-423, 2021.

Lima, L. C. Trajetória pessoal e científica de Irène Joliot-Curie pautada em aspectos sociais, políticos e de gênero. Monografia (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2022, 51 f.

Downloads

Publicado

2024-06-29