História da Ciência Luso-brasileira no Ensino Superior: o caso de Vicente Telles

Autores

  • Leticia Alkimin Muniz Universidade Federal de Itajubá
  • Evandro Fortes Rozentalski Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

História da Ciência Luso-Brasileira, Vicente Telles, Nomenclatura Química

Resumo

  1. INTRODUÇÃO

As potencialidades da implementação da História da Ciência (HC) no Ensino de Ciências (EC) estão amplamente descritas na literatura, e destas destaca-se motivar e atrair os estudantes, humanizar a ciência e fomentar a aprendizagem de conceitos científicos e aspectos da Natureza da Ciência (NdC) (Matthews, 1995). Entretanto, no Ensino de Ciências brasileiro ocorre majoritariamente a integração da História da Ciência desenvolvida no exterior, sem apresentar os aspectos regionais e nacionais da Ciência Brasileira e sem considerar as diversas potencialidades que a História Ciência Brasileira (HCB) pode proporcionar ao EC (Rouxinol; Pietrocola, 2004). Dentre estes benefícios, ressalta-se a compreensão dos desafios, caminhos e perspectivas da ciência nacional e a preservação histórica da ciência brasileira (Rouxinol; Pietrocola, 2004).

Contudo, há uma escassez de pesquisas focadas na implementação da HCB no EC, o que ocasiona o desaparecimento da história e das contribuições de diversos cientistas brasileiros...

 

REFERÊNCIAS

CARDINOT, Douglas da Costa. Relações Socioculturais e Práticas Científicas nos Processos de Institucionalização e Profissionalização da Ciência no Brasil Durante a Segunda Metade do Século XX. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado) - CEFET, Rio de Janeiro.

FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi. Vicente Telles, o primeiro químico brasileiro. Química Nova, Belo Horizonte, p.263-270, 1985.

FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi. O século XVIII: Técnicas e ciência. In: FILGUEIRAS, Carlos Alberto Lombardi. Origens da química no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

MATTHEWS, Michael Robert. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MUNIZ, Leticia Alkimin; ROZENTALSKI, Evandro Fortes. A História da Ciência luso-brasileira e suas contribuições para o Ensino de Química: Vicente Telles e a divulgação da nomenclatura química no século XVIII. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.L.], v. 40, n. 3, p. 704-733, 2023.

ROUXINOL, Estevam; PIETROCOLA, Maurício. Contribuições da História da Ciência no Brasil para o Ensino de Física: Lattes e o Méson Pi. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, IX, Jaboticatubas, 2004. p. 1-20.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Edição

Seção

Estudos de Caso em História da Ciência Brasileira