PROCESSO URCA: DIVERSIDADE NA PRÁTICA CIENTÍFICA

Autores

  • Johnnie Richard Pereira UFLA
  • Alexandre Bagdonas UFLA

Palavras-chave:

Diversidade, Pluralidade, Internacionalização, Urca, Nacionalidade

Resumo

  1. INTRODUÇÃO

 A História e Filosofia da Ciência (HFC) se estabeleceu como um campo de pesquisa de múltiplas dimensões, em uma complexa relação com o campo das pesquisas em ensino de ciências. Sua inserção na formação inicial e continuada de docentes permite uma melhor compreensão do contexto (teoria e prática) da evolução do pensamento científico, sendo possível desconstruir a visão ingênua de ciência e evidenciar que o pensamento científico é construído gradualmente. Além disso,  a HFC permite uma abordagem interdisciplinar, de modo a promover uma compreensão mais profunda e crítica da natureza da ciência (NdC) e do processo científico (Matthews, 1994; Carvalho; Vannucchi, 2000;  Martins, 2007; Martins, 2015). 

Uma das vertentes atuais da pesquisa em HFC no ensino tem dado atenção a discussões sobre a influência da nacionalidade na ciência, debatendo se a prática científica possui marcas nacionais, ou se é neutra e internacional...

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Carla Rodrigues. As soluções de buracos negros: 1916-1965. Cadernos de Astronomia, v. 4, n. 1, p. 16-34, 2023.

BAGDONAS, Alexandre. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BAGDONAS, Alexandre; SILVA NETO, Climério Paulo da. O papel epistêmico da diversidade e as origens metafísicas da teoria do Big Bang: reflexões para a educação científica. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23029, 2023.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; VANNUCCHI, Andréa Infantosi. History, philosophy and science teaching: some answers to “how?”. Science & Education, v. 9, n. 5, p. 427-448, 2000.

COELHO, Alexander Brilhante. Posturas epistemológicas de Mario Schenberg e o processo de institucionalização da Física no Brasil (1934-1944): relações entre concepção de ciência e contexto científico. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

GAMOW, George; SCHOENBERG, Mario. The possible role of neutrinos in stellar evolution. Physical Review, v. 58, n. 12, p. 1117, 1940.

GAMOW, George; SCHOENBERG, Mario. Neutrino theory of stellar collapse. Physical Review, v. 59, n. 7, p. 539, 1941.

GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício; WATANABE, Graciella. The role of cultural identity as a learning factor in physics: a discussion through the role of science in Brazil. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 349-370, 2016.

MARTINS, André Ferrer Pinto. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho.. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MATTHEWS, Michael. R. Science teaching – the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

OLIVEIRA, Fabiano Fernandes de; GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano Barbosa de. A circulação de pessoas, ideias e técnicas: a FFCL da USP no início das pesquisas de Física Nuclear no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, p. e20230007, 2023.

OLIVEIRA, Fabiano Fernandes de; GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano B. Ciência Nacional e Ensino de Física: uma análise de publicações nos últimos dez anos. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, p. 1-8, 2020.

SCHMIEDECKE, Winston Gomes; PORTO, Paulo Alves. Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 232-241, 2014.

SHAVIV, Giora. The Life of Stars: The Controversial Inception and Emergence of the Theory of Stellar Structure. Springer Science & Business Media, 2009.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Edição

Seção

Estudos de Caso em História da Ciência Brasileira