DESVENDANDO NARRATIVAS EM SALA DE AULA

UM OLHAR FLECKIANO SOBRE O TERRAPLANISMO

Autores

  • Harumi Hiraichi USP
  • Vinícius Silva Santos E. E. Dom Romeu Alberti
  • Márlon Caetano Ramos Pessanha UFSCar
  • Nilva Lúcia Lombardi Sales UFSCar

Palavras-chave:

terraplanismo, Fleck, epistemologia da ciência, HFSC, ensino de ciências

Resumo

  1. FLECK, UM CAMINHO PARA DISCUTIR TERRAPLANISMO EM AULAS?

Nos últimos anos, movimentos pseudocientíficos, negacionistas e anticientíficos têm alcançado alguma notoriedade. Recentemente, vivenciamos uma pandemia em que a desinformação, fomentada por esses movimentos, ceifou a vida de muitas pessoas que poderiam ter sobrevivido. Tal cenário explicitou, talvez como nenhum outro anterior, os riscos e alcance dessas ideias.

A educação científica se apresenta como um espaço de enfrentamento a essa problemática. Mesmo quando consideramos uma ideia pseudocientífica aparentemente menos nociva, como o terraplanismo, há riscos que vão além de uma apropriação equivocada de conhecimentos sobre a realidade...

 

REFERÊNCIAS

CARNEIRO, J. A. Gênese e recepção do projeto epistemológico de Ludwik Fleck. Scientiae Studia, v. 13, n. 3, p. 695-705, jul. 2015.

DE SOUZA, A. T. F.; MARTINS, A. F. P. Pós-verdade e a potência dos afetos: um resgate da vida e obra de Rachel Carson para um saber sobre ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1147-1172, 2020.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. [S.I.]: Fabrefactum, 2010. 205 p.

MARTINS, A. F. P. Terraplanismo, Ludwik Fleck e o mito de Prometeu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1193-1216, 2020.

SAITO, M. T. A gênese e o desenvolvimento da relação entre Física Quântica e misticismo e suas contribuições para o Ensino de Ciências. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-06-29