O Ensino por investigação

Alfabetização e divulgação científica na educação básica

Autores

  • Luciana Nori de Macedo Universidade Federal de Itajubá
  • Ágatha Kellen da Silva E. E. Barão do Rio Branco
  • Ana Luísa de Faria E. E. Barão do Rio Branco
  • Ana Luiza de Oliveira Silva E. E. Barão do Rio Branco
  • Bruna Sophia Oliveira Batista E. E. Barão do Rio Branco

Palavras-chave:

Multiculturalismo, História Cultural da Ciência, Alfabetização Científica, Divulgação Científica

Resumo

Diversas pesquisas apontam à importância de se introduzir uma formação crítica, participativa e atuante na educação básica. A alfabetização científica, por interface dos programas de Iniciação Científica na Educação Básica, assim como um trabalho direcionado para a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC), abre uma ala para se pensar em importantes mudanças de paradigmas. O propósito deste trabalho é questionar os conhecimentos que recebemos como “certos” e outros, pouco ou nada conhecidos, que deveriam estar presentes. Para tanto, intencionamos propor soluções de forma crítica e atuante, e não apenas mitigar fatos que nos tornam meramente uma plateia que aceita a retórica proferida sobre nós, que pouco ou nada nos representa.

 

REFERÊNCIAS

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MOURA, C. B. de; GUERRA, A. História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 725–748, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4497. Acesso em: 12 mar. 2024.

SHULMAN. L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297>. Acesso em 12 maio 2024.

Biografia do Autor

Ágatha Kellen da Silva, E. E. Barão do Rio Branco

Estudante e pesquisadora da Educação Básica, matriculada no 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no município de Itajubá. Vinculada ao projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (ICEB/ SEE/ MG).

Ana Luísa de Faria, E. E. Barão do Rio Branco

Estudante e pesquisadora da Educação Básica, matriculada no 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no município de Itajubá. Vinculada ao projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (ICEB/ SEE/ MG).

Ana Luiza de Oliveira Silva, E. E. Barão do Rio Branco

Estudante e pesquisadora da Educação Básica, matriculada no 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no município de Itajubá. Vinculada ao projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (ICEB/ SEE/ MG).

Bruna Sophia Oliveira Batista, E. E. Barão do Rio Branco

Estudante e pesquisadora da Educação Básica, matriculada no 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no município de Itajubá. Vinculada ao projeto de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (ICEB/ SEE/ MG).

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Publicado

2024-06-29

Edição

Seção

História da Ciência e Divulgação Científica