Contexto e Apropriação do Frasco Dewar

Uma narrativa para a formação de professores de ciências

Autores

  • Francisco Aparecido Cardeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Thaís Forato UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP Campus Diadema

Palavras-chave:

História das Ciências, Dewar Flask, Thermosflashe, Gases ditos permanentes, Formação de professores de ciências

Resumo

Este trabalho é uma brevíssima síntese de uma pesquisa mais ampla (Cardeira, 2024) e trata do artefato científico Dewar Flask (Frasco Dewar), do contexto em que foi elaborado, alguns antecedentes históricos e a sua apropriação posterior para a confecção da Thermosflasche (garrafa térmica de uso doméstico). Isso desencadeou apropriações controversas e disputas por sua autoria e patente. Com os resultados dos episódios pesquisados foi possível identificar diversos aspectos formativos sobre a natureza das ciências, que podem oferecer reflexões e debates, com potencial para subsidiar uma educação crítica e cidadã (Allchin et al., 2014). A partir daí, desenvolvemos uma narrativa na História das Ciências voltada para a formação de professores de ciências, de modo a oferecer subsídios para ser abordada na Escola Básica.

 

REFERÊNCIAS

ALLCHIN, D., ANDERSEN, H. & NIELSEN, K. Complementary Approaches to Teaching Nature of Science: Integrating Student Inquiry, Contemporary Cases and Historical Cases in Classroom Practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 461-486, 2014.

CARDEIRA, F. A. A "produção do frio" e a pós apropriação do frasco Dewar: disputas, colaborações e discórdias em uma narrativa histórica para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2024. 106 p.

DEWAR, J. Liquid Hydrogen. American Association for the Advancement of Science. Science, v. 11 n. 278, p. 641-651, 27 april, 1900.

FORATO, T.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

FORATO, T. C. M.; BAGDONAS, A.; TESTONI, L. Episódios históricos e natureza das ciências na formação de professores. Enseñanza de las ciencias - Digital, v. extra, p. 3511-3516, 2017.

KRAGH, H. An Introduction to the historiography of science. Cambridge University Press - Cambridge, 1987, 235p.

IN THE MATTER OF DEWAR'S PATENT. Reports of Patent, Design and Trade Mark Cases, v. 35, n. 11, p. 229-240, 4 september 1918.

MARTINS R. A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle Celestino. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. Xxi-xxxiv, 2006.

MOURA, B.. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v.7 n.1, p. 32-46, jan-jun 2014.

SLOANE, T. O. C. James Dewar. In: Liquid air and the liquefaction of gases, theory, history, biography, practical applications, manufacture. Chapter xi, Second edition, New York: Norman W. Henley & CO., p. 231-285, 1900.

TÖLKE, S. Reinhold Burger geboren, Erfinder der Thermosflasche. BR Radio Bayern2, München, 12 januar 2017.

Biografia do Autor

Thaís Forato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP Campus Diadema

Professora e Pesquisadora junto ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP-DIADEMA, atuando no curso de Graduação em Ciências - Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Coordenadora do Grupo HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, na UNIFESP. Atualmente é orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP, e orientadora pontual no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) da USP. Desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica, a Formação de Professores e a Divulgação da História das Ciências. Foi co-idealizadora e co-fundadora da PROMETEICA-REVISTA DE FILOSOFIA Y CIENCIA, onde atuou como editora adjunta entre 2009 e 2019. Bacharel e Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, junto ao Programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2024-06-29