O Cinema e a Ciência: Análise de uma Atividade na Formação Inicial de Professores de Biologia a Partir do Filme “Ponto de Mutação”

Autores

  • Tiago Serpa Barbosa Chaves UFLA
  • Gabriel Ângelo Campos Vargas UFLA
  • Thiago Rubim Alves UFLA
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior UFLA

Palavras-chave:

formação de professores, História e Filosofia da Ciência, educação científica, Cinema na Educação

Resumo

A universidade e a escola fazem parte constitutiva de um conjunto maior chamado sociedade. Os conflitos e contradições que estão presentes em um afetam decisivamente os demais. Quando a sociedade enfrenta problemas é muito provável que estas questões apareçam em sala de aula. Isso traz uma perspectiva interessante à educação, que é a necessidade de enxergar o todo e a tentativa de não remover cirurgicamente o conhecimento do seu corpo de contexto. Pois, essa é uma das formas de trabalhar com uma educação que esteja vinculada à conjuntura, trabalhando a partir dela e trazendo seu potencial formativo para seus estudantes Não ignorando os conhecimentos prévios dos alunos e construindo os conceitos científicos a partir do chão em que estiverem pisando. Contudo, levamos a pergunta adiante, temos formado nossos professores para lidar com tal questão?

A História e Filosofia da Ciência (HFC) possibilita uma visão mais aprofundada do surgimento e transformação da ciência em relação dialógica com o mundo...

 

REFERÊNCIAS

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POMBO, Olga et al. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v. 1, n. 1, 2005.

TREIN, E. S. A Educação Ambiental Crítica: Crítica De Que? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, 2012.

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Publicado

2024-06-29