História da Física Nuclear: Uma análise ética

Autores

Palavras-chave:

História da Física Nuclear, Ética na ciência, Dilemas éticos

Resumo

Ética e valores são elementos centrais para o engajamento dos cidadãos em debates sobre questões controversas que envolvem a ciência e sua prática científica. Essas questões são complexas ou pouco definidas e englobam conteúdos interdisciplinares. Para seu enfrentamento, os conteúdos científicos são importantes, mas permeados por outros elementos, como conhecimentos de filosofia e política, que desempenham um papel essencial em uma educação transformadora, que visa à reflexão, discussão e ação coletiva. Diante disso, a ética é fundamental para a educação em ciências, pois busca apresentar e auxiliar na formação de valores morais, envolvendo a ciência e suas práticas (Hodson, 2018; Nunes-Neto; Conrado, 2021).

Defendemos uma educação em ciências que envolva a tomada de decisões, capacitando os indivíduos a se posicionarem e fazerem a diferença na sociedade. Uma educação que seja permeada e pautada em valores e atitudes. Nesse sentido, a história da física nuclear no desenvolvimento das primeiras armas nucleares permite discutir questões importantes sobre o papel do cientista e da ciência em situações de guerra...

 

REFERÊNCIAS

BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Rio de Janeiro-RJ. Revista Em Construção. v. 4, n.7, p. 113 - 123, 2020.

BONJOUR, L.; BAKER, A. Philosophical problems: an annotated anthology. Morality and moral problems, New York: Pearson Longman, 2007.

GÓIS, P. J. de. Dilemas éticos envolvendo a produção de armas nucleares em um jogo didático. 2022. 194 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. Editora: EDUFBA em Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 2018.

NUNES-NETO, N; CONRADO, D, M. Ensinando ética. Educação em Revista [on-line]. 2021, v. 37, e24578. ISSN 1982-6621.

RACHELS, J; RACHELS, S. Os elementos da filosofia moral, 7ª ed, AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-29