O ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES SOBRE NEGACIONISMO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Lucas Mariz Silva UNIFEI
  • Evandro Fortes Rozentalski UNIFEI

Palavras-chave:

Negacionismo científico, Educação em Ciências, Estado da Arte, Dissertações

Resumo

O negacionismo científico se apresenta como um fenômeno multifacetado e complexo. O fenômeno negacionista não é novo, entretanto, nos últimos anos é perceptível uma ascensão preocupante, principalmente com relação aos movimentos que buscam negar o consenso científico: em 2019, ocorreu a FLAT CON na cidade de São Paulo (convenção que reuniu os adeptos do movimento terraplanista no Brasil); recentemente, o mundo atravessou a pandemia de COVID-19, em que um dos fenômenos que mais chamou atenção durante esse período foi o levante do movimento antivacina.

Diante do exposto, torna-se pertinente compreender o estado atual das pesquisas sobre negacionismo científico na área de Educação em Ciências. Questões científicas tais como o formato do nosso planeta, ou o funcionamento e eficácia das vacinas, e até mesmo as mudanças climáticas, perpassam os debates da Educação em Ciências e afetam tanto os pesquisadores quanto os docentes...

 

REFERÊNCIAS

GOES, Luciane Fernandes de; FERNANDEZ, Carmen. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 94-118, 2018.

MEGID NETO, Jorge; CARVALHO, Luiz Marcelo. Pesquisas de estado da arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. ESCHENHAGEN, GML; VÉLEZ-CUARTAS, G. MALDONADO, C, p. 97-113, 2018.

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma educação em ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-29