NEGACIONISMO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E ATUAÇÃO DOCENTE: INVESTIGANDO COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Ingrid Leite Andrade
  • Janaina Roberta dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-12

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Formação de professores, Negacionismo Científico, Professores de Ciências e Biologia

Resumo

É possível considerar esta pesquisa a partir das análises de alguns pontos. O primeiro ponto relevante é que, assim como indicava nosso referencial, existe uma expressão crescente do negacionismo e conservadorismo que já está presente no Brasil, e também nas escolas públicas. Com isso, afirma-se também a importância de uma formação inicial docente que permita aos professores a possibilidade de lidar com as situações conflituosas em sala de aula, bem como uma formação que leve aos professores da rede pública a reflexões sobre a realidade escolar e brasileira que possa orientar seu trabalho em sala de aula. E por fim é possível afirmar que a então pesquisa possui possibilidades de ampliação, o que sugere a realização de novos estudos futuramente. É importante que tais análises considerem também a realidade dos estudantes no acesso à informação e o quanto a desinformação tem ocupado um papel que deveria ser destinado à formação com qualidade e pautada em critérios de confiabilidade e ética.

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Publicado

19.06.2024