PROPOSTAS DE TRABALHOS EDUCATIVOS PROMOVIDOS POR SETORES ORGANIZADOS DA SOCIEDADE CIVIL: UM ESTUDO DE PROJETOS DA EMATER-MG.

Autores

  • MARIA VITORIA DE PAULA COSTA
  • Luciano Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-14

Palavras-chave:

Extensão rural, Processo educativo, Temática ambiental

Resumo

Em síntese, sendo a EMATER-MG uma empresa estatal, configura-se como uma parte dos setores organizados da sociedade civil, de modo que suas ações trazem implicações e influências na criação e desenvolvimento de políticas públicas do estado de Minas Gerais, além do mais, todas as medidas, projetos e atividades desenvolvidas pela empresa impactam de forma direta a população atendida, de modo especial, pequenos produtores e agricultores familiares. Tendo em vista a influência e relação direta com o cidadão atendido pelo trabalho da empresa, cabe ressaltar a importância de se entender como se dá a articulação do processo educativo dos projetos ao se deparar com as questões da temática socioambiental. De um modo geral, os projetos desenvolvidos pela EMATER-MG, aqui analisados, trabalham as questões ambientais em práticas isoladas, por meio de ações pontuais e sem reflexões mais profundas. Nos materiais analisados, nota-se uma grande influência das macrotendências de Educação Ambiental conservadora e pragmática, pautadas em ações de conservação e preservação dos recursos naturais, de forte cunho antropocêntrico. As percepções mais críticas sobre a temática ainda carecem de mais discussões envolvendo esferas políticas e sociais que permeiam as questões socioambientais.

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Publicado

19.06.2024