NEGACIONISMO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TEMÁTICA AMBIENTAL: INVESTIGANDO COMPREENSÕES DE PROFESSSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Gabriel Henrique dos Santos
  • Janaina Roberta dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-16

Palavras-chave:

Negacionismo científico, Fake news, Educação em ciências, Temática ambiental

Resumo

O negacionismo é um desafio significativo no contexto da educação em ciências e na atuação docente. A pesquisa demonstra a importância de abordar esse fenômeno de maneira sensível e eficaz nos espaços formativos, reconhecendo que a negação de fatos científicos, com seus constituintes históricos e sociais, pode minar a confiança na ciência e comprometer na sua compreensão. Sobretudo a partir dos inúmeros relatos advindos da prática docente, torna-se possível traçar indicativos de uma realidade que se encontra em constante embate com a desinformação e as Fake News, acarretando obstáculos e interrogações sobre o futuro do ensino de ciências, bem como da sociedade e suas vias democráticas. Infere-se a partir disso, a necessidade de compreender esses fenômenos de maneira mais aprofundada, analisando os impactos do negacionismo na prática docente das disciplinas de ciências e biologia, correlacionando sua atuação como forma de luta e resistência a esses processos. Espera-se que os resultados alcançados, possam contribuir para a compreensão dessa problemática na educação, de forma a reduzir lacunas sobre os danos da crise de confiança instaurada sob a ciência.

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Publicado

19.06.2024