Educação midiática e a formação de professores no Brasil: o que há na literatura acadêmica?

Autores

  • Kamylla da Silva de Andrade Gomes
  • Juliana Maria Sampaio Furlani

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-17

Palavras-chave:

Desinformação, Educação midiática, Era digital, Cultura digital

Resumo

Após realizar as pesquisas e analisar sobre o que há na literatura acadêmica brasileira a respeito da Educação Midiática, é notório que a produção científica sobre o que é este tema é boa. Entretanto, quando se refere à educação das mídias na escola com o intuito de tornar os cidadãos críticos, percebe-se que ainda há poucos estudos e aplicações do tema no ambiente escolar. Percebe-se que, muitas das vezes, os artigos se referem à educação midiática como um canal de apresentar uma aula. Por exemplo, usar recursos tecnológicos como vídeos para dar uma aula, mas sabe-se que a educação acerca das mídias vai além disso, pois a educação midiática pode ser ensinada em diferentes contextos, incluindo escolas, universidades e programas de treinamento profissional. Além disso, ela pode incluir a análise de diferentes tipos de mídia, como notícias, publicidade e entretenimento, bem como a discussão de questões éticas e legais relacionadas à mídia.

Downloads

Publicado

19.06.2024