INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA CIRCULARIDADE DE UMA EMPRESA DE MODA

Autores

  • Letícia Ventura Silva
  • Jeniffer de Nadae

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-38

Palavras-chave:

Economia Circular, Indústria da Moda, Indicadores de Sustentabilidade

Resumo

Este estudo buscou compreender alguns elementos e indicadores de sustentabilidade e discorreu a respeito da circularidade na indústria da moda brasileira. Seis marcas de moda que produzem vestuário feminino responderam ao questionário por estarem relacionadas à sustentabilidade. Um problema detectado na metodologia survey é uma grande taxa de não respondentes. Embora a tecnologia tenha impactado positivamente na condução das investigações de várias maneiras, ela também pode criar alguns obstáculos. Analisou-se quais etapas receberam mais ou menos atenção das marcas, mostrando que as questões relacionadas ao descarte e disposição final das peças de moda ainda são questões não praticadas por algumas marcas de moda sustentável. Além disso, em relação a redução de custos por medidas sustentáveis é um ponto sensível sem muito retorno para algumas marcas. Como citado anteriormente, atualmente o custo para implementação de medidas sustentáveis ainda é alto. Considerando que o principal método foi analisar a discussão sobre as marcas a partir do questionário, recomenda-se que os aspectos do desenvolvimento sustentável sejam analisados observando mais precisamente sua atuação em todo ciclo da vida do produto, buscando entender melhor suas estratégias de produção com energia limpa e eficiente, sem contaminação dos efluentes. Essas ações de melhoria também podem ser desenvolvidas através logística reversa e uso da tecnologia, visando a otimização do processo produtivo e redução de desperdícios, custos financeiros e ambientais. Em trabalhos futuros sugere-se que sejam feitas mais análises de casos de empresas da indústria da moda. Recomenda-se entrar em contato direto com os responsáveis das empresas que tenham acesso a dados não divulgados, para que se tenha um maior retorno e uma análise mais aprofundada da sustentabilidade da empresa.

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Publicado

19.06.2024