MODELAGEM DE COMPORTAMENTO DE MOTORISTAS POR MEIO DE DADOS GERADOS POR TELEMETRIA

Autores

  • Viviane Cardosina Cordeiro
  • Bruno Tardiole Kuehne

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-89

Palavras-chave:

Análise de dados, Clusters, K-Means, PCA, Perfil de Motoristas

Resumo

Identificar e aplicar as características individuais dos condutores para aprimorar o controle automotivo é uma tarefa abrangente e de relevância significativa. Analisar o comportamento de motoristas distintos é intrinsecamente complexo, devido à variabilidade nas suas reações perante diversas situações de condução, além das influências do tráfego e das condições climáticas. Neste estudo, explorou-se a relação essencial entre os comportamentos de direção e sua importância na segurança viária. A partir da literatura existente, identificamos as características do comportamento do motorista que formam a base de dados deste projeto: velocidade do veículo e o uso dos pedais de freio e aceleração. Dados inconsistentes foram excluídos da análise, enquanto os demais foram devidamente processados. Os dados utilizados nesta pesquisa são de um único motorista, coletados durante várias viagens, e o mesmo processo pode ser aplicado a uma quantidade maior de dados e motoristas. Utilizando-se de técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, foi possível reduzir a dimensão dos dados para apenas duas componentes e, assim, aplicar algoritmos de agrupamento para classificar os dados em três grupos diferentes, levando em consideração as características da velocidade do automóvel, o acionamento ou não do pedal de freio e a porcentagem de utilização do pedal de aceleração em vários pontos das viagens de um determinado motorista. Constatou-se que a utilização da PCA não foi um fator determinante para essa pesquisa e que os resultados podem ser aprimorados mesmo sem sua utilização.

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Publicado

19.06.2024