CIRCULARIDADE DE EMPRESAS DO SETOR DA MODA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS 9 R’s

Autores

  • Ana Clara Serenini Costa
  • Jeniffer de Nadae

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-120

Palavras-chave:

Economia Circular, Moda Sustentável, Framework 9 R’s

Resumo

Após a realização das entrevistas com a marca de moda selecionadas e análise dos pontos por elas apresentados, foi possível atender os itens que foram propostos como objetivos desse trabalho. Foi possível analisar os principais processos da cadeia produtiva dessas empresas, como o apresentado acima, e com isso verificar as preocupações ambientais de cada uma delas. A Rico Bracco é uma marca de moda que se baseia nos pilares do triple bottom line, se atentando não somente no aspecto ambiental, mas também no social e no econômico, prezando pelo trabalho manual, gerando empregos e movimentando a economia da localidade em que estão inseridas. Também foi possível verificar a sustentabilidade em cada etapa das operações produtivas das empresas, em especial nos aspectos de matéria-prima e fornecedores, características da marca e processo produtivo, formas de venda e principais clientes, e transporte, embalagem e circularidade. Nesses pontos fomos capazes de observar algumas diferenças entre as marcas. Por exemplo, a Rico Bracco demonstra uma preocupação forte com a escolha dos seus fornecedores, que são alinhados com os propósitos da marca. Outro ponto relevante é que no aspecto produtivo, a Rico Bracco, além de comercializar suas peças no e-commerce e em um ponto de venda presencial, também confecciona peças sob medida, que possuem ainda mais valor agregado. A marca se preocupa em se disponibilizar para reparar suas roupas ao longo do uso, o que também é um ponto de destaque no que diz respeito à sustentabilidade, já que isso aumenta a durabilidade e consequentemente diminui a geração de resíduos devido ao descarte das roupas., o que mostra que esse é um valor importante para a marca. Do ponto de vista econômico, a marca pontua que seus principais clientes são mulheres com um perfil independente e de nível social mais elevado, o que faz sentido, uma vez que peças do slow fashion têm um custo maior, quando compradas com as marcas de fast fashion tradicionais. Então nos dois casos as marcas contam com o seu público bem definido. As vendas realizadas por ambas as marcas através do e- commerce são transportadas até o cliente final de forma convencional – via Correios e/ou transportadoras – sendo esse um ponto que merece atenção no que diz respeito à sustentabilidade. A respeito da circularidade das marca, não há ações específicas de retorno da peça no fim de vida das mesmas. Isso porque, devido ao valor agregado estendido, juntamente com as iniciativas de reparo e reforma que a marca possui, os clientes não se interessam em fazer a devolução de suas compras em nenhum momento. Todos esses pontos foram analisados com base no framework dos 9 R’s que foi apresentado, onde as açõessuperiores (considerando a partir de R0) são mais significativas no que diz respeito a circularidade da empresa. Considerando isso, foi possível perceber que a empresa possui um bom nível de circularidade. Por um lado, a Rico Bracco atende 5 das ações propostas no framework, porém, quando se analisa o fato de que as ações superiores são mais valiosas para o aumento da circularidade, a Rico Bracco, apesar de se aplicar em menos ações, se enquadra nas três superiores (Recusar, Repensar e Reduzir), o que a deixa mais próximo ao nível máximo da transição para a economia circular. A principal limitação desse trabalho foi a dificuldade em encontrar empresas de moda sustentável que aceitassem participar da pesquisa. Ainda que o nicho de moda circular esteja em crescimento e já conte com diversas marcas, a comunicação com elas ainda é um desafio. Para pesquisas futuras sugere-se que o estudo de caso seja realizado com um número maior de empresas, para que as comparações e análises de pontos fortes e a melhorar de cada uma delas possam ser realizadas mais profundamente, de forma a representar melhor o nicho da moda sustentável e a contribuir com o fortalecimento do mesmo.

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Publicado

19.06.2024