AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO ENVOLVIMENTO DE OFICINAS DE ASSISTÊNCIA ELETRÔNICA PARA AMPLIAR A COLETA DE REEE: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Kevin Hideaki Tanaka
  • Mariana Bernardes
  • Renato da Silva Lima

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-130

Palavras-chave:

Economia circular, Logística reversa, Responsabilidade compartilhada

Resumo

Por meio da abordagem da PA, este estudo avaliou a eficácia de uma estratégia de campanha de coleta realizada nas oficinas de assistência eletrônica, visando aumentar o volume de REEE coletados. No entanto, em termos práticos, a meta estabelecida para o volume coletado pela campanha não foi alcançada, pois foi constatado que a maioria desses REEE é direcionada para o setor informal, ao invés de ser encaminhada às empresas de reciclagem formalmente estabelecidas. Sendo assim, a partir desta experiência de PA, fica evidente a necessidade de conduzir estudos mais detalhados sobre o setor informal de coleta de REEE. Esse setor deve ser integralmente considerado em futuras pesquisas, uma vez que desempenha um papel crucial no cenário geral de gerenciamento de REEE, e suas implicações são significativas para o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias de coleta e tratamento desses resíduos. Este estudo evidencia que uma parcela reduzida das oficinas demonstrou interesse em participar de futuras campanhas periódicas, o que enfatiza a necessidade de estabelecer uma colaboração contínua entre as empresas encarregadas da reciclagem e da destinação de REEE e aquelas que dependem desses serviços. Adicionalmente, nas oficinas especializadas em reparo de celulares, notou- se que a maioria das partes e componentes de celulares é reutilizada dentro do próprio setor, conforme o princípio de reutilização da EC. Isso fica evidente pelo fato de que apenas baterias inservíveis foram coletadas dessas oficinas. Foi também constatado que os REEE, em particular os de maiores dimensões e peso, tendem a se acumular, caso não sejam encaminhados para métodos adequados de disposição. Sendo assim, a promoção de campanhas periódicas de coleta emerge como uma estratégia viável para envolver continuamente as oficinas de assistência eletrônica, como sugerido para a empresa examinada neste estudo. Essas campanhas podem ser adaptadas e aplicadas por outras empresas do setor e em diferentes países, uma vez que a gestão de resíduos é uma questão global que afeta sistemas em todo o mundo.

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Publicado

19.06.2024