METODOLOGIA PARA A DETERMINAÇÃO DO DESEMPENHO AERODINÂMICO DE TURBINAS EÓLICAS DE EIXO HORIZONTAL DE PEQUENO PORTE EM UMA BANCADA EÓLICA MODELO EEE (EDIBON).

Autores

  • Pedro Esteves Duque
  • Angie Lizeth Espinosa Sarmiento

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-171

Palavras-chave:

Coeficiente de potência, Efeito de blocagem, Método de correção de Bahaj, Microgeração eólica, Microturbina eólica de eixo horizontal (TEEH)

Resumo

A partir da Figura 7, é possível observar que a metodologia cumpriu com seu objetivo, levantar as curvas características de desempenho de uma turbina eólica de eixo horizontal TEEH. Os coeficientes de potência encontrados, entretanto, estão um pouco acima do esperado. Ajirlo et al. (2021) realizou procedimentos experimentais com uma turbina NACA 4412 e encontrou coeficientes de potência inferiores a 0,4. Levando em conta que as pás dessa turbina possuem um formato aerodinâmico mais adequado comparado às pás utilizadas nesse trabalho, infere-se que os valores de CP, aqui encontrados, deveriam ser menores dos que os encontrados por Ajirlo, o qual não aconteceu. Entretanto, conclui-se que a metodologia desenvolvida é passível de aplicação para ter resultados preliminares do desempenho da turbina. Com o intuito de melhorar a confiabilidade desta metodologia, algumas sugestões são deixadas para futuros experimentos. A aquisição da velocidade do vento, v, e da velocidade angular, ω, foi feita manualmente, sugere-se que essa aquisição seja feita automaticamente através de sensores apropriados. A potência utilizada para o cálculo do coeficiente de potência foi a potência elétrica, Pel, porém, a utilização da potência de eixo, Pe , da turbina para o cálculo desse parâmetro, seguindo seu fundamento, é de fundamental importância. Por último, recomenda-se a utilização de outros métodos de correção para o efeito da blocagem, com o intuito de obter resultados mais confiáveis.

Downloads

Publicado

19.06.2024