UM MAPEAMENTO DAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA ADOTADAS EM PESQUISAS QUE ABORDAM MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Anna Luiza Faria Ferreira
  • Aldo Peres Campos e Lopes

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-232

Palavras-chave:

Mapeamento Sistemático, Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Ensino Médio

Resumo

Em sintonia com os objetivos propostos nesta pesquisa, através da análise inicial dos dados, constatamos que, excluindo os trabalhos das regiões Sul e Sudeste, pouco se produziu sobre a temática, e que o estado de Minas Gerais foi o único produtor de teses sobre o tema. Além disso, verificamos que a quantidade de produções de mestrado se sobrepõe às de doutorado. Os trabalhos investigados revelam que a MM é frequentemente adotada como abordagem pedagógica com o intuito não somente de apoiar o processo de ensino-aprendizagem, mas também de estimular a criticidade dos alunos, incentivando a reflexão e ação dos estudantes. Em relação a Educação Matemática Crítica, embora alguns autores tenham tido o objetivo de investigar aspectos críticos – como a autonomia do estudante e a reflexão crítica –, notamos escassez teórica nesta área de pesquisa. Além disso, identificamos que há carência de pesquisas envolvendo questões democráticas e aspectos da consciência crítica relacionados à Educação Matemática Crítica, principalmente ligados ao uso da Modelagem Matemática. Como proposta para trabalhos futuros, sugerimos a pesquisa de meios para facilitar a transição de um ambiente de aprendizagem tradicional para um ambiente que incentive uma postura crítica e autônoma dos estudantes. A falta de produções sobre a Modelagem Matemática como metodologia facilitadora na implementação da EMC para o ensino de adultos, por sua vez, nos indica que este campo demanda por pesquisas e estudos mais aprofundados. Além disso, há lacuna de pesquisas com foco em estudos longitudinais que analisam a transição do aluno de passivo a agente ativo do seu processo de ensino-aprendizagem de forma duradoura (BAKKER; CAI; ZENGER, 2021). Por fim, esperamos que esta pesquisa incite novas pesquisas em benefício da ampliação da Educação Matemática Crítica e da Modelagem Matemática, tanto em estudos teóricos quanto em estudos empíricos.

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Publicado

19.06.2024