ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Karen Adrielle de Faria Silva
  • Cláudia Eliane da Matta

DOI:

https://doi.org/10.29327/1386870.6-236

Palavras-chave:

Dilema sociocientífico, Educação a Distância, Ensino de ciências, Questões sociocientíficas

Resumo

A presente pesquisa analisou as produções de sete SD na disciplina de “Tecnologias Digitais da Aprendizagem” elaboradas por estudantes do curso de FLD no ano de 2022. A análise foi centrada nas questões sociocientíficas utilizadas no desenvolvimento das SD para verificar se de fato podem ser consideradas QSC e analisar quais as estratégias didáticas utilizadas para compreender quais foram utilizadas para implementá-las no planejamento das SD. Diante disso, foi possível perceber a importância da pesquisa, pois proporcionou compreender de que forma os estudantes de licenciatura abordaram as QSC no planejamento da SD para discutir essas questões ao ensinar determinado conteúdo.Os estudantes utilizaram de diversas estratégias didáticas para propor as discussões das QSC, sendo elas o diálogo, discussão, debate e argumentação. Propuseram ainda, problemas que exigem raciocínio científico e moral e, a partir disso, a pesquisa se mostrou de suma relevância no contexto da educação científica, pois o uso das QSC na educação permite tornar o ensino mais atrativo e significativo, uma vez que há uma abordagem mais contextualizada, possibilitando que o aluno debata e reflita sobre o que está sendo ensinado, além de associar estes conhecimento com o seu cotidiano, possibilitando assim maior envolvimento dos alunos no ensino de ciências, favorecendo a formação de sujeitos críticos, conscientes e responsáveis.

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Publicado

19.06.2024