FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E EDUCAÇÃO SEXUAL

DIDÁTICAS E VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

Biografia do Autor

Professora Yalin, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/IRN/UNIFEI

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNISUL, Linha de Pesquisa Educação em Ciências (2017-2023). Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016); mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011); especialista em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC - Fundação ABC em parceria com o Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (2008); licenciada em Ciências Biológicas pela UNIPLAC (2006). Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Critico CNPq/UNISUL. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUSEX - Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Integrante do LabTeias - Tecendo Saberes e Fazeres no Campo da Educação Sexual Emancipatória (UDESC). Atualmente está na Coordenação Geral da ReBraPEC - Rede Brasileira de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Tem experiência nas áreas de Educação Sexual, currículo integrado e metodologias ativas com ênfase na formação de professores/as da Educação e Saúde em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da Educação Sexual Emancipatória.

Professor Renan, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/PPGCS-UNISUL

Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa "Investigação de agravos à saúde de origem infeeciosa". Graduado em Ciências Biológicas pela mesma Universidade supracitada. Especialista/lato sensu em Biologia Celular e Molecular e Especialista/lato sensu em Gestão Educacional: direção, coordenação e supervisão pela Faculdade Iguaçu. Possui experiência como Professor de Biologia do Governo do Estado de Santa Catarina. Possui experiência em Controle de Qualidade Microbiológico com enfoque em análises de materia-prima, água, produto em processo, produto acabado e material de embalagem, ambas análises com finalidade industrial farmacêutica, fundamentados na Farmacopéia Brasileira e legislações vigentes. É membro no Grupo de Pesquisa de Imunoparasitologia (IMPAR/UNISUL) atuando na rotina laboratorial, pesquisas científicas e estudos relacionados a vetores de importância médica e veterinária e na Linha de Pesquisa "Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa" É membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Pensamento Crítico (GPECrit) onde atuou como bolsista em pesquisas nas linhas de Educação Sexual Emancipatória em interface com o Pensamento Crítico e Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Foi bolsista do PIBID - Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (2015-2017) e foi Residente no Programa Residência Pedagógica (2018-2020) , ambos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual desenvolvia atividades teóricas e práticas, interdisciplinares e disciplinares no ensino de Ciências e Biologia. 
Além das supracitadas, há experiência como monitor em projetos ambientais em entidade de direito privado.

Downloads

Publicado

29.04.2024