METODOLOGIA MODEL-BASED-DESIGN APLICADA À UM RECEPTOR DE GUERRA ELETRÔNICA BASEADO EM RÁDIO DEFINIDO POR SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-107Palavras-chave:
Guerra Eletrônica, Rádio Definido por Software, FPGA, Hardware-in-the-LoopResumo
Neste artigo, apresentamos uma análise de como a metodologia Model Based Design pode ser aplicada através de Rádio Definido por Software em aplicações de guerra eletrônica (EW). Sendo assim, ao seguir os passos ditados pelo MBD, é possível aplicar a modelagem rápida de design no contexto de um receptor de guerra eletrônica (EWR), mais especificamente, em uma aplicação de gravador de RF parametrizado. Além disso, ao reunir tanto os conceitos de RDS quanto de MBD, resultados satisfatórios foram alcançados utilizando as ferramentas de suporte disponíveis, especificamente o Xilinx System Generator e as ferramentas da Mathworks.
Com um esforço mínimo, conseguimos gerar uma descrição de hardware que replica o modelo conceitual simulado no FPGA. Isto permite que pessoas com conhecimento relativamente limitado de HDL acelerem suas aplicações usando plataformas de hardware, enquanto mantêm a resolução de problemas e a correção de erros contidas dentro do fluxo de modelagem.
Além disso, como as ferramentas possibilitaram a simulação hardware-in-the-loop (HIL) através da comunicação por cabo JTAG entre a placa Zedboard e o Simulink, foi possível comparar os resultados em tempo real de ambas as instâncias; ou seja, a versão simulada apenas no Simulink e sua versão em hardware dedicado.
Portanto, ao analisar é evidente que ambas as implementações apresentam um alto grau de semelhança. Isso valida a implementação de hardware das funções de controle e de processamento de sinal digital, sinalizando a prontidão para os próximos passos finais no fluxo de MBD.