ESTUDOS DE SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA DE UM MUNICÍPIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-78Palavras-chave:
Geração Distribuída, Energia Fotovoltaica, Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos, Sustentabilidade Energética, Redução de Emissões de CO2Resumo
O estudo concluiu que a implementação de sistemas fotovoltaicos em infraestruturas públicas de Conchal-SP traz grandes vantagens econômicas e ambientais. Apesar do investimento inicial, a economia gerada a longo prazo permite que os recursos sejam redirecionados para outras áreas essenciais, como saúde e educação, trazendo impactos positivos para a população. O estudo também destacou o valor educativo e prático da pesquisa, por meio da experiência em dimensionamento de um sistema fotovoltaico a partir de dados reais de faturas de energia elétrica de um município brasileiro.
Além dos benefícios econômicos, a instalação de sistemas fotovoltaicos contribui para a sustentabilidade ambiental, reduzindo significativamente as emissões de CO2 equivalentes e alinhando-se às iniciativas globais de combate ao aquecimento global.
A pesquisa ressalta a importância de uma abordagem equilibrada entre geração distribuída e centralizada, sugerindo que políticas públicas e decisões baseadas em análises técnicas multidisciplinares são essenciais para o desenvolvimento sustentável do município. Assim, iniciativas desse tipo podem transformar a matriz energética local e servir como modelo para outros municípios em outras regiões do país..