AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE OS PARÂMETROS MODAIS DE VIGAS SANDUÍCHE COM NÚCLEO REOLÓGICO

Autores

  • Pedro Yanaze
  • Felipe de Souza Eloy

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-135

Palavras-chave:

Elastômero ferromagnético, Microscopia, Núcleo honeycomb, Reologia

Resumo

A análise microscópica das amostras a partir do estereoscópio, foi um ponto fundamental no estudo, juntamente com a análise estatística de tal. Isso permitiu com que uma visualização gráfica com dados factuais fosse possível, analisando, de fato, a real influência dos aditivos na distribuição das partículas ferromagnéticas. Assim, é notável de se perceber que a amostra sem aditivo, isto é, com composição apenas silicone e pó ferromagnético, apresenta uma distribuição de PFM extremamente desigual e concentrada no fundo da amostra, o que justifica a inserção dos compostos aditivos para tentar se evitar isso. Com a inserção desses, é possível notar que a distribuição se torna mais homogênea e mais bem distribuída, tendo destaque para a amostra com sílica, por apresentar uma distância média mais próxima do centro da espessura (aproximadamente 800μm), com maior desvio padrão, o que significa uma distribuição mais abrangente ao longo dela.
Visando a aplicação aeronáutica, um composto com menor densidade seria o ideal, afinal, a redução de peso sempre é bem-vinda em qualquer ramo da engenharia. Pensando assim, a amostra com mica seria a preferível, por possuir a menor densidade, conforme Tabela 1 (ρ = 2,7799 g/cm3). Essa escolha vai ao encontro da análise reológica realizada, uma vez que o elastômero com mica mais teve suas propriedades alteradas com a aplicação de campo magnético até 134 kA/m, conforme Figura 8 que é o limite do campo possível de ser aplicado nos ensaios dinâmicos no Laboratório de Vibrações da UNIFEI.
No entanto, caso o campo magnético de aplicação fosse superior a esse limite, a escolha do composto com sílica seria o ideal, uma vez que, reológica e microscopicamente o composto se mostra ideal para os objetivos a serem alcançados, apesar dele, dentre os aditivos analisados e estudados, apresentar a maior densidade (ρ = 2,8907 g/cm3), o que pode aumentar ligeiramente a massa do projeto.

Downloads

Publicado

17.09.2025