GÁS NATURAL COMO COMBUSTÍVEL PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E CONFIABILIDADE DO SISTEMA ELÉTRICO

Autores

  • Felipe Moreira Lourenço
  • Rogério José da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-121

Palavras-chave:

Gás natural, Transição energética, Segurança energética, Fontes renováveis, Solar e eólica

Resumo

Portanto, a transição energética em vário países, como Holanda, Itália, Brasil, e outros, apresentam necessidades que ressaltam a relevância do uso do gás natural como um combustível confiável e flexível para adaptar as rápidas mudanças dos sistemas elétricos. A intermitência das energias renováveis, tais como a solar e eólica e as variações na demanda de energia, promovem as curvas do pato, ou no futuro perfis próximos da curva de um Cânion, que tornam mais fácil a visualização da necessidade do gás natural para um ajuste ágil do sistema e, então, seu uso para uma transição energética segura e confiável.
Outro ponto a se destacar é que diante dos demais combustível fósseis como carvão, petróleo e seus derivados, o gás natural possui uma menor quantidade de emissão de carbono, realçando uma vantagem do seu uso. Contudo, mesmo diante de menores quantidades de emissão de CO2, ainda é um combustível poluente e que, a partir de maiores investimentos em fontes renováveis, tende a cair o seu uso gradativamente.
Por fim, conclui-se que o mundo atual ainda é dependente do uso de combustíveis convencionais, principalmente para a geração de energia elétrica e, nesse sentido, o gás natural é o mais vantajoso no quesito ambiental para ser utilizado como ponte para o uso de fontes e combustíveis renováveis.

Downloads

Publicado

17.09.2025