ESTUDO NUMÉRICO DO EFEITO DE DISSIPAÇÃO DE ESTEIRAS DE AERONAVE UTILIZANDO O MÉTODO DO CRESCIMENTO DO RAIO DO NÚCLEO MODIFICADO COM TRANSFERÊNCIA DE CALOR MISTA (IMPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES ESQUEMAS DE ADVECÇÃO E EFEITOS DE VENTO LATERAL)
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-136Palavras-chave:
Descrição lagrangiana, Processamento paralelo, Simulação numérico-computacional, Trajetória de vórtices, Transferência de calor por convecção mistaResumo
Conforme apresentado nos resultados, este trabalho atingiu o resultado principal de encontrar um método de advecção que se aproximasse das curvas experimentais com um menor erro. Além disso, como o método calcula o campo de velocidades duas vezes, desenvolveu-se técnicas para acelerar os cálculos, como a paralelização, que permitia utilizar mais threads durante a simulação.
Um ponto importante a se destacado é a proximidade das curvas obtidas com os dados experimentais de Liu e Srnsky (1990). Isso garante que o programa desenvolvido e a física utilizada estão de acordo com a literatura.
Como trabalho futuro, podem ser implementados neste programa o estudo da turbulência, que permite analisar as pequenas escalas do escoamento (Bimbato, 2012) e também uma análise dos efeitos da rugosidade do solo no escoamento utilizando o método de Runge-Kutta na advecção dos vórtices e partículas de temperatura.
Destaca-se que este trabalho gerou alguns dados para um artigo aceito para publicação no ENCIT 2024 (Chiaradia et al., 2024).