AVANÇO DA CAPACIDADE INSTALADA EM ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

Autores

  • Jaqueline Nascimento Deodato
  • Rogério José da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-125

Palavras-chave:

Energia Eólica, Capacidade Instalada, Caracteristícas de operações

Resumo

A partir do estudo, foi possível constatar que a energia, definitivamente, é um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento de um país e garantia da qualidade de vida da população. Por meio dela, a humanidade pode atender suas mais diversas necessidades e os países podem alimentar seus sistemas comercial, industrial e de serviços.
Nos últimos anos, as fontes de energia renováveis tiveram um grande crescimento em capacidade instalada e de geração de energia. Com base nos dados da ABEEólica, o ano de 2023 terminou com 1.027 usinas e 30,45 GW de potência eólica instalada, o que representou um crescimento de 18,79% em relação a dezembro de 2022, quando a capacidade era de 25,63 GW. Além disso, em março de 2024 já se teve uma capacidade instalada de 31,1 GW.
Em relação aos dados de geração de energia nos diferentes estados brasileiros, pode-se verificar que a região Nordeste é a que apresenta a maior capacidade instalada e possui também a maior geração de energia registrada.
Verificou-se a geração de energia de energia eólica nas Figuras 4 e 5, ambos em período de safra dos ventos, porém em anos diferentes 2023 e 2024 respectivamente. A diferença dessas gerações foi a limitação da geração eólica em 2024, no qual o ONS para garantir o equilíbrio entre a energia gerada e a demanda dos consumidores, restringiu no Nordeste a energia eólica, com uma máxima redução de 8.465 MW. Porém, essas restrições imposta pelo ONS levantam questões juridicas importnates para o setor de energia eólica, pois as empresas do setor têm o direito de buscar indenizações ou compensações quando as restrições impostas pelo operador resultam em perdas financeiras significativas.
Desse modo, a expansão e a modernização da rede de transmissão é fundamental para permitir a integração de maior quantidade de energia eólica ao Sistema, reduzindo as restrições operacionais. Também deve-se lembrar que a geração de energia de um país não deve depender totalmente da energia eólica para suprir sua demanda, pois ele tem sua intermitência e necessita estar num sistema com outras fontes operando de forma complementar.

Downloads

Publicado

17.09.2025