CONTROLES ADAPTATIVOS COOPERATIVOS E SUAS APLICAÇÕES NA OTIMIZAÇÃO DE TRÁFEGO E SEGURANÇA VIÁRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-134Palavras-chave:
Controle adaptativo, Comunicação veículo-veículo, Gestão de tráfego, Simulação de tráfegoResumo
A revisão sistemática dos estudos sobre o fluxo de tráfego em rodovias mostrou que a integração de veículos com CACC é uma tecnologia promissora pois apresenta impactos positivos na segurança e no desenvolvimento de estratégias para alcançar uma maior eficiência no trânsito. A necessidade de realizar diversos filtros durante a pesquisa direcionou os resultados, porém também mostrou que o tema apresenta uma amplitude grande com diversos pontos complexos. Este estudo sugere que novas pesquisas com inclusão, simulações e testes de novas tecnologias podem ser eficazes para segurança viária. Além disso, a análise dos artigos selecionados demonstra que a aplicação de tecnologias como a comunicação veículo-veículo e algoritmos de previsão de acidentes, baseados em inteligência artificial, têm o potencial de transformar a gestão do tráfego rodoviário. Estudos como os de Cai et al. (2023) e Li et al. (2020) evidenciam que o uso de dados em tempo real e a simulação de cenários complexos podem aumentar a precisão das previsões e a eficiência na resposta a sinistros, reduzindo os tempos de resposta e melhorando o fluxo de tráfego. A combinação dessas inovações tecnológicas com melhorias na infraestrutura viária, como sugerido por Wang et al. (2018), pode criar uma abordagem mais abrangente para a segurança rodoviária. Nesse sentido, mostras que em novas pesquisas além de analisar novas tecnologias também deve ser analisado as condições humanas e as variações nas condições de tráfego, conforme discutido por Lyu et al. (2018) e Rahman et al. (2018), a fim de otimizar as soluções para diferentes cenários viários.