INVESTIGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO BIOMASSA PARA BIOENERGIA POR MEIO DA ENERGIA SOLAR

Autores

  • Carla D. Machado
  • Maisa Tonon Bitti Perazzini

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-251

Palavras-chave:

Resíduo, Biomassa, Coco, Energia

Resumo

Com base na revisão bibliográfica realizada neste trabalho pode-se concluir que a grande demanda e circularização dos produtos obtidos pelo coco verde geram grandes quantidades de resíduos, fazendo necessário a busca por um destino ambientalmente correto para esses resíduos. O pré tratamento da casca de coco verde proporcionou a obtenção de sub-resíduos com características e comportamento distintos.
A umidade elevada mostrou a necessidade de realizar a secagem desse resíduo para aplicações posteriores. O tempo de secagem para o material durante a secagem solar não foi suficiente para a quantidade de amostra que foi exposta, isso indica que é necessário mais de um dia de secagem ou que seja menor a quantidade de amostra. Já a secagem em leito fixo mostrou que a espessura teve maior impacto na secagem. Não é possível comparar a secagem solar com a de leito fixo pois a quantidade de amostra que cada secador suporta é diferente.
Os resultados obtidos nos ensaios de caracterização dos sub resíduos da casca de coco verde foram satisfatórios, e pode-se constatar que a casca de coco verde apresenta possível potencial energético para bioenergia, já que suas propriedades, tais como, massa específica, teor de cinzas e calor específico tiveram resultados promissores quando comparados com outras biomassas já utilizadas para geração de bioenergia.

Downloads

Publicado

17.09.2025