O impacto do PET nos índices de retenção de disciplinas de Física Básica nos cursos de graduação em Engenharia da UNIFEI.

Autores

  • Ângella T. Costa
  • Clara P. A. Oliveira
  • Fábio Nakagomi
  • Iara Marina C. Souza
  • Cláudio G. M. Júnior

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-155

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Física, Mecânica, Políticas de combate à evasão, Programa de educação tutorial, Retenção

Resumo

Tendo em vista o desenvolvimento deste trabalho sobre os cursos de extensão "Física Alfa" e "Física Gamma" do Grupo PET "Física e Popularização da Ciência", obteve-se um resultado positivo. Os cursos demonstraram ser ferramentas eficazes no suporte ao aprendizado de alunos de engenharia, contribuindo significativamente para a melhoria do desempenho acadêmico, especialmente nas disciplinas de "Fundamentos de Mecânica" e "Fundamentos de Eletromagnetismo". A alta taxa de aprovação entre os participantes dos cursos, em comparação com o percentual geral, evidencia a eficácia das estratégias de ensino aplicadas, como aulas de resolução de exercícios e acompanhamento personalizado.
Além de melhorar o desempenho acadêmico, os cursos também promoveram um ambiente colaborativo e inclusivo, valorizando o compartilhamento de conhecimentos e a solidariedade entre os membros da comunidade universitária. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a redução da evasão e a necessidade de ajustes nos conteúdos e metodologias para atender melhor às necessidades dos alunos. A continuidade e expansão desses cursos são essenciais para fortalecer o apoio aos estudantes e contribuir para o sucesso acadêmico e pessoal deles.

Downloads

Publicado

17.09.2025