O impacto do PET nos índices de retenção de disciplinas de Física Básica nos cursos de graduação em Engenharia da UNIFEI.
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-155Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Física, Mecânica, Políticas de combate à evasão, Programa de educação tutorial, RetençãoResumo
Tendo em vista o desenvolvimento deste trabalho sobre os cursos de extensão "Física Alfa" e "Física Gamma" do Grupo PET "Física e Popularização da Ciência", obteve-se um resultado positivo. Os cursos demonstraram ser ferramentas eficazes no suporte ao aprendizado de alunos de engenharia, contribuindo significativamente para a melhoria do desempenho acadêmico, especialmente nas disciplinas de "Fundamentos de Mecânica" e "Fundamentos de Eletromagnetismo". A alta taxa de aprovação entre os participantes dos cursos, em comparação com o percentual geral, evidencia a eficácia das estratégias de ensino aplicadas, como aulas de resolução de exercícios e acompanhamento personalizado.
Além de melhorar o desempenho acadêmico, os cursos também promoveram um ambiente colaborativo e inclusivo, valorizando o compartilhamento de conhecimentos e a solidariedade entre os membros da comunidade universitária. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a redução da evasão e a necessidade de ajustes nos conteúdos e metodologias para atender melhor às necessidades dos alunos. A continuidade e expansão desses cursos são essenciais para fortalecer o apoio aos estudantes e contribuir para o sucesso acadêmico e pessoal deles.