COMPREENDENDO O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ATRAVÉS DA PROPOSIÇÃO DE TAREFAS: O PROBLEMA DOS GATOS.

Autores

  • Mayra Amanda Castro Carvalho
  • Flavia Sueli Fabiani Marcatto

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-177

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Preposição de Problemas, Raciocínio Matemático

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos, com ênfase nos processos dedutivos, indutivos e abdutivos. Os resultados obtidos nas turmas demonstraram uma variedade de abordagens na resolução do problema proposto, revelando tanto as potencialidades quanto às limitações dos estudantes em aplicar conceitos matemáticos em contextos reais.
Observou-se que, em geral, que 80% dos alunos apresentaram um predominante uso do raciocínio dedutivo, evidenciado pelas soluções que seguiram fórmulas e regras gerais para calcular a quantidade de filhotes. No entanto, a exploração do raciocínio indutivo foi limitada, uma vez que 5 alunos foram capazes de formular hipóteses alternativas ou considerar variáveis adicionais que poderiam influenciar os resultados. Essa falta de exploração das condições do problema e da possibilidade de variações nos dados indica uma necessidade de maior ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e indutivo nas aulas de matemática.
Assim, a análise das respostas sugere que a implementação de atividades que incentivem a investigação e a aplicação de conceitos matemáticos em diferentes contextos é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico- matemático dos alunos. Essa experiência me ajudou a entender como é importante identificar os diferentes tipos de raciocínio dos alunos em sala de aula. Essa análise é essencial para melhorar a aprendizagem, pois permite ajustar o conteúdo às necessidades individuais dos estudantes, aumentando, assim, seu engajamento nas atividades. A proposta de problemas contextualizados é muito importante, pois mostra aos alunos que a matemática tem aplicações práticas em seu dia a dia.

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Publicado

17.09.2025