Transformando a Educação: O efeito das atividades do PET no desempenho dos alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Autores

  • Gabriela Emanuele de A. Amorim
  • Ian M. G. de Souza
  • João Pedro P. Magalhães
  • Daniel C. Barata
  • Fábio Nakagomi

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-164

Palavras-chave:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Popularização da ciência, Astronomia

Resumo

Os resultados apresentados demonstram que as intervenções realizadas pelo PET Física no Colégio Municipal Professora Didi Andrade foram efetivas em promover o interesse e a compreensão dos alunos em Astronomia. A metodologia adotada, que combinou teoria, prática e avaliação contínua, proporcionou uma preparação abrangente e envolvente para a OBA.
O PET Conexões de Saberes “Física e Popularização da Ciência” trouxe uma abordagem inovadora de ensino, permitindo que os estudantes compreendessem a importância de estudar os astros, o sistema solar e tudo que abrange a Astronomia. O conhecimento científico foi construído por meio de um processo de ensino-aprendizagem lúdico, aguçando o interesse dos alunos sobre os conceitos astronômicos.
Este sucesso reforça a importância de projetos educacionais que vão além do currículo tradicional, oferecendo atividades que estimulam a curiosidade científica e proporcionam experiências práticas de aprendizado. Este modelo de educação, que alia diversão ao aprendizado e promove a assimilação contínua de conhecimentos, pode servir de exemplo para outras instituições educacionais que buscam melhorar o ensino de Astronomia e outras disciplinas científicas. Destaca-se o projeto desenvolvido como uma iniciativa de sucesso na popularização da ciência, demonstrando que, com a metodologia adequada e a dedicação dos educadores, é possível transformar a educação e motivar os alunos a alcançar seu pleno potencial acadêmico e científico.

Downloads

Publicado

17.09.2025