Equidade, Diversidade e Inclusão no Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-166Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Inclusiva, Equidade e DiversidadeResumo
Ao analisar os dados sobre disciplinas de inclusão no ensino de matemática à luz da Lei Brasileira de Inclusão (2015), das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013 e da Diretriz Nacional para a Formação de Professores de 2019, fica evidente que ainda há grandes lacunas na oferta de disciplinas que tratem da inclusão de forma específica no ensino de matemática, especialmente em regiões como o Nordeste. Embora muitas universidades estejam oferecendo disciplinas sobre inclusão de maneira geral, há uma necessidade urgente de aumentar o foco nas disciplinas específicas que abordam a inclusão no contexto matemático. A legislação brasileira e as diretrizes educacionais estabelecem que a formação de professores deve ser inclusiva e equitativa, abordando as diversas dimensões da diversidade presentes nas salas de aula. Por isso, conforme os dados coletados, fica evidente que os currículos de licenciatura dos cursos de matemática de algumas universidades precisam ser repensados de forma que contemplem disciplinas que capacitem os futuros docentes a trabalhar a diversidade que é a sociedade brasileira, dando maior atenção a temática da inclusão nas disciplinas de matemática.