A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UTILIZANDO SITUAÇÕES REAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-167Palavras-chave:
resolução de problemas, pensamento crítico, matemática, enchentes, criatividadeResumo
As conclusões desta pesquisa estão alinhadas com os objetivos propostos, que incluíam o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas por meio da metodologia de Resolução de Problemas. Os resultados mostram que a utilização de situações reais, como as enchentes no Rio Grande do Sul, para ensinar equações de 1º grau, teve um impacto positivo no desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, especialmente no que diz respeito à fluência, flexibilidade e originalidade. O 8º ano 1 demonstrou um nível mais elevado de criatividade, tanto na criação quanto na resolução dos problemas, superando o 8º ano 2 em todos os critérios avaliados. Esses resultados reforçam a importância de utilizar contextos reais no ensino de matemática, aproximando o conteúdo da realidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
Além disso, a pesquisa teve um impacto significativo no aprendizado acadêmico e profissional dos alunos envolvidos, proporcionando uma experiência rica em resolução de problemas e aplicação prática de conceitos matemáticos. Do ponto de vista pedagógico, esta pesquisa oferece importantes contribuições para o desenvolvimento de metodologias que integram a matemática ao cotidiano, promovendo um aprendizado mais engajador e significativo.