SIMULAÇÃO DINÂMICA DE EMBREAGENS PARA UM PROTÓTIPO OFF ROAD 4X4
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-115Palavras-chave:
Análise de materiais, Desempenho mecânico, Segurança estrutural, SimulaçãoResumo
Com os resultados obtidos e analisados, a escolha do material mais adequado à aplicação baseou-se nas condições típicas e reais de funcionamento do protótipo e nas propriedades de limite de escoamento e alongamento. Apesar do aço AISI 8620 ser mais viável economicamente. O aço AISI 4340 possui elevada resistência mecânica e tenacidade, ideal para aplicações que exigem alta capacidade de absorção de impacto (CALLISTER, 2016). Os resultados das simulações demonstraram que o aço AISI 4340, devido à sua alta resistência e principalmente alongamento, visto que a aplicação exige uma certa resistência à impactos, se destaca dos demais materiais. Em condições extremas, como a condição crítica de velocidade máxima analisada, esta pode ser rara em aplicação, no entanto, o aço AISI 4340 ainda é adequado, uma vez que apresenta um limite de escoamento superior às tensões em todas as velocidades. Além disso, tal condição pode levar à falha de outros componentes antes de alcançar a estrutura analisada como uma espécie de “fusível mecânico”.
Enquanto a liga Al7075-T651 possui resistência mecânica inferior em comparação ao AISI4340, ela se sobressai em termos de menor massa específica. As simulações apresentaram uma distribuição de tensões menor quando comparada aos aços o que pode também ser uma opção se a redução de massa for prioridade no desenvolvimento do protótipo. Vale ressaltar que nesta opção, manutenções periódicas se fazem ainda mais necessárias uma vez que o material tem uma resposta à tenacidade inferior, podendo levar à falha ou deformações indesejadas.