Estudo experimental da tecnologia dual-fuel em motores de ignição por compressão utilizando diesel e etanol

Autores

  • Ana Júlia Antunes Cintra Rosa
  • Christian Jeremi Coronado Rodriguez

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-89

Palavras-chave:

combustão, combustível, dual-fuel, diesel, energia

Resumo

O presente trabalho de iniciação cientifica conseguiu atingir seus objetivos. Os testes com diesel puro e diesel- etanol em modo dual-fuel foram realizados e possibilitaram a coleta dos resultados desejados. Estes testes possibilitaram compreender como o uso desta tecnologia dual-fuel pode beneficiar na diminuição da emissão de poluentes mantendo boa eficiência energética do motor. Pode-se observar uma redução expressiva na emissão de NOx, hidrocarbonetos não queimados e material particulado, à medida que se manteve boas eficiências energéticas e de combustão. Os resultados obtidos foram comparados ao referencial teórico e apresentaram um comportamento condizentes aos estudos já realizados. Para a melhoria do trabalho, os pontos de ensaio podem ser analisados de forma isolada ou podem ser feitos testes em diferentes frações energéticas com outros combustíveis. Cabe ressaltar que este estudo de Iniciação Científica faz parte do projeto institucional da UNIFEI vinculado ao programa Rota2030 do Brasil intitulado “Estudo experimental da tecnologia dual-fuel em motores de ignição por compressão utilizando diesel renovável (HVO/farnesano) com etanol, hidrogênio ou biogás “. O projetou contou com o financiamento da FUNDEP e com a parceria da empresa FPT Industrial vinculado ao Grupo IVECO do Brasil. O projetou iniciou em janeiro de 2021 e encerra no final do mês de setembro 2022. Este trabalho de IC contribui para conseguir atingir os objetivos finais deste P&D.

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Publicado

20.12.2023