Simulação numérico-computacional da dissipação de esteiras de aeronaves próximas do solo utilizando o método de vórtices discretos com modelagem de rugosidade superficial

Autores

  • Gabriel Ferraz Marcondes de Carvalho
  • Luiz Antonio Alcântara Pereira

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-81

Palavras-chave:

método de vórtices discretos, método de imagens, v´órtices de ponta de asa de aeronave, rugosidade superficial, modelagem de turbulência do tipo LES

Resumo

Este trabalho implementou um modelo de efeitos de rugosidade superficial do chão do aeroporto sobre a trajetória e dissipação de um par de estruturas vorticosas primárias gerado a partir da ponta de asa de uma aeronave. Os resultados das trajetórias mostraram a sensibilidade do modelo de rugosidade. Os efeitos da rugosidade do solo aceleram o desprendimento das estruturas vorticosas secundárias e terciárias no chão, o que era esperado. Observa-se que seus efeitos não foram abruptos após a implementação, o que é também apresenta comportamento esperado. Os resultados numéricos apresentaram coerência com resultados de Zheng e Ash (1996), embora estes últimos utilizaram apenas dois vórtices discretos de sinais opostos a partir das pontas de uma asa de avião. Portanto, o estudo atual é mais vantajoso, porque permitiu que fosse observada a deformação das estruturas vorticosas ao longo de seu desenvolvimento. Como trabalho futuro, podem-se utilizar diferentes alturas de rugosidade para o centro da pista do aeroporto e para pistas laterais e também simular transferência de calor por convecção mista (MORAES et al. 2022). É possível, também, realizar simulações com presença de vento lateral. Pode-se, ainda, realizar estudos com números de Reynolds maiores, necessitando-se de resultado experimentais para comparação, quando possível. As simulações numéricas consideram descrição puramente lagrangiana, que possibilita o acompanhamento individual de cada vórtice discreto presente no domínio fluido; o que resulta numa abordagem diferente da Euleriana, tipicamente utilizada em simulações de dinâmica dos fluidos computacional. Destaca-se que este trabalho gerou um artigo que foi aceito para publicação no ENCIT 2022, oferecendo ainda mais visibilidade à linha de pesquisa desenvolvida (CARVALHO et al., 2022).

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Publicado

20.12.2023