Tarefas de proposição de problemas na formação de professores de matemática

Autores

  • Mylenne Aparecida Fagundes
  • Flávia Sueli Fabiani Marcatto

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-197

Palavras-chave:

criatividade em matemática, exploração de problemas, investigação matemática

Resumo

Essa Iniciação Científica tratou de uma investigação sobre desenvolvimento do raciocínio matemático de professores através de tarefas de resolução e proposição de problemas, com o objetivo de implementar tarefas instrucionais (WATSON et al., 2013), com base em um curso de formação de professores de matemática, buscando gerar novas crenças e maneiras de se transmitir o conhecimento matemático em sala de aula. Com o trabalho realizado, os futuros professores puderam perceber, no decorrer do processo dos ciclos de design - PBD, que houve um aumento na frequência de interações entre os discentes e esses com o formador, o que pode ser considerado uma importante fonte de oportunidades de aprendizagem. Dessa forma, observaram que mesmo tendo autonomia para formularem seus próprios problemas o professor ainda estava presente na condução de todas as etapas. Além disso, através dos problemas propostos pelos alunos concluímos a necessidade de incentivos em criatividade na formação docente dos licenciandos, para que consigam explorar melhor a metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula. Esse estudo mostrou que as previsões dos licenciandos sobre a proposição de problemas dos alunos serviram para fornecer um entendimento inicial sobre a capacidade de compreender o pensamento matemático dos alunos por meio da proposição de problemas. Com isso, concluo este trabalho formalizando que a pesquisa foi de suma importância para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.

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Publicado

20.12.2023