Investigação da relação entre o interesse dos alunos e a abrangência de materiais didáticos sobre Relatividade Geral em português usando técnicas de aprendizado de máquina

Autores

  • Matheus Borrone de Freitas
  • Alan Bendasoli Pavan

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-187

Palavras-chave:

processamento de linguagem natural, python, web scraping

Resumo

A ideia de investigar a abrangência e distribuição na rede de materiais envolvendo relatividade geral se justificou promissora, e revelou alguns resultados interessantes ao cruzar os dados obtidos com o interesse demonstrado pelos estudantes e suas justificativas. Considerar atrelar uma possível baixa tendência de interesse na área à questão de dificuldades com idioma parece fazer certo sentido, ainda que seja necessário uma investigação mais profunda. O uso de técnicas de aprendizado de máquina para os fins do projeto se mostrou eficiente; e um aprimoramento do que foi construído, considerando até utilização de outras ferramentas computacionais, pode resultar em uma análise mais profunda buscando também explorar outros fatores influentes na questão abordada. Ademais, o que foi construído serve de valia não só para a temática aqui discutida, mas também se mostra um bom aliado em outras aplicações, pois o programa é aplicável a qualquer assunto que se deseje fazer um estudo do gênero. Todo o conhecimento obtido durante o processo e a experiência também foram engrandecedores, e certamente servirão de bagagem para projetos futuros.

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Publicado

20.12.2023