Planejamento e Construção de um Experimento Automatizado Simulando a Técnica Trânsito de Exoplanetas para o Espaço Interciências da Universidade Federal de Itajubá

Autores

  • Ícaro Meidem Silva
  • Thiago Costa Caetano
  • Agenor Pina da Silva
  • Wagner Corradi Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-191

Palavras-chave:

ensino de astronomia, divulgação científica, exoplanetas, simulador, trânsito de exoplanetas

Resumo

A temática “exoplanetas” pode ser um excelente tema motivador para o ensino de astronomia, sendo que estes temas são abordados frequentemente nas publicações em revistas e publicações em redes sociais com novas descobertas de novos mundos em torno de novas estrelas (MEIDEM SILVA. et al, 2021). Por essa razão, esse trabalho traz uma proposta que difere tanto quanto a temática, quanto a metodologia usualmente empregada. O uso de experimentos, dependendo de como for empregado, torna-se uma estratégia que permite ao educador ensinar determinado conteúdo de forma mais dinâmica e prazerosa para os alunos. Com isso, as atividades experimentais empregadas no ensino de Física, de modo geral, também têm se tornado objeto de estudo de pesquisadores nas últimas décadas. Isso demonstra a existência de uma estreita relação entre o ensino de Física e as atividades ligadas ao laboratório (ALVES FILHO, 2000), o que torna evidente a importância de abordar esse assunto quando pretende-se discutir sobre a qualidade do ensino. Assim, deve-se ter um olhar mais cuidadoso para as metodologias aplicadas no processo de formação dos estudantes quanto aos conteúdos relacionados com a astronomia através da prática experimental (DE OLIVEIRA. et al, 2018). Propostas dessa natureza podem contribuir de forma significativa para o ensino de astronomia, pois aproximam aquilo que se produz academicamente do conteúdo apresentado dentro das salas de aula (MEIDEM SILVA. et al, 2021).

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Publicado

20.12.2023