Considerações sobre o desempenho dos alunos na Olimpiada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

Autores

  • Ayme Rodrigues Souza
  • Felipe Miranda Santos
  • João Pedro P. Magalhães
  • Cláudio Guimarães Matos Júnior
  • Maria Kleire M. Rodrigues
  • Evandro Augusto de Morais

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-6

Palavras-chave:

ensino de astronomia, ensino presencial, popularização da ciência, olimpíada

Resumo

O fascínio gerado pela Astronomia no homem é indescritível. Assim, esta Ciência mostra um grande potencial para a popularização e divulgação científica. As principais observações a respeito das metodologias aplicadas sob os efeitos da pandemia são destacadas nesse trabalho. Primeiramente, a parceria entre o grupo de ensino e professor de Ciências da escola participante, sempre abertos ao diálogo e intervenções nas práticas pedagógicas. Ressalta a importância da multidisciplinaridade, verificado neste trabalho por relatos de professores. O uso de atividades práticas, que exploram o lúdico, bem como competitivas, como oficinas de gincanas e Olimpíadas, foram fundamentais para criar um ambiente propício ao estudo nesta escola. Os autores consideram este o maior benefício do projeto. Como forma de quantificar a aprendizagem dos alunos, a premiação destes na OBA confirmam este ambiente salutar de estudos, o que foi verificado pelo aumento gradativo de medalhas ao longo dos anos. No que se refere a pandemia, entende-se que houve uma saturação do ensino virtual associado as dificuldades de acesso a rede de computadores por parcela significativa de alunos, bem como a falta do ambiente escolar, o que levou a ligeira queda de medalhas conquistadas em 2021. O retorno as atividades presenciais vieram a fortalecer o projeto em 2022, chegando aos índices mais altos de número de medalhas alcançadas.

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Publicado

20.12.2023