Desenvolvimento de experimentos didáticos controlados remotamente: rumo ao ensino híbrido na universidade

Autores

  • Isabela Dutra de Oliveira
  • Thiago Costa Caetano

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-14

Palavras-chave:

laboratórios didáticos, laboratórios remotos, atividades experimentais

Resumo

Por meio da elaboração da sequência didática, percebe-se que através de uma reunião de planejamento conjunto com a professora é possível elaborar uma atividade mais eficiente e direcionada a atender as dificuldades dos alunos. Em alguns momentos, com o auxílio e as sugestões fornecidas pela professora, alteramos a ordem das perguntas e realizamos melhorias no experimento que possibilitaram uma melhor compreensão e execução das atividades. E, portanto, no que diz respeito aos questionários, percebemos que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à explicação do fenômeno físico, que são mais expressivas do que a dificuldade na resolução das equações. Além disso, os alunos apresentam uma deficiência de vocabulário científico para a explicação do fenômeno da indução eletromagnética, o que, acreditamos, poder ser mitigado com a discussão das atividades experimentais. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, a fase inicial foi de suma importância para percebermos quais pontos precisam ser melhorados no experimento e na construção de um roteiro investigativo em que o aluno é o protagonista da construção e da compreensão de um conceito tendo como mediador um professor. Espera-se que os resultados da aplicação dessa sequência sejam satisfatórios e possibilitem a compreensão dos alunos acerca do conteúdo de indução eletromagnética. Para o trabalho desenvolvido com o objetivo de investigar as potencialidades do Laboratório Remoto em uma perspectiva construtivista e seguindo as análises das 5 justificativas pontuadas por Alves Filho (2000), identificamos, principalmente, a necessidade de aprofundar e avançar esta discussão inicial a outros constructos teóricos já estabelecidos, visto que há indicativos por parte de coordenadores e desenvolvedores de experimentos controlados remotamente que, até este momento, houve uma preocupação grande sob a óptica da sua construção e implementação, ou seja, dos fundamentos técnicos de programação computacional, de adaptação eletrônica, de construção mecânica do experimento em si, do seu controle e também do seu acesso. Entretanto, é evidente a necessidade de avançar sob perspectivas mais complexas, como a da aprendizagem, baseadas em referências mais adequadas às especificidades desse formato (remoto) de experimento.

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Publicado

20.12.2023