Mapeamento de contextos educacionais para a implementação das estratégias de metodologias ativas em cursos de engenharia

Autores

  • Francielly de Abreu Pessoa
  • Renata dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-12

Palavras-chave:

documentos oficiais, engenharia, institucionalização, metodologias ativas, projeto pedagógico do curso

Resumo

transição que engloba meios de auxiliar a transposição de conhecimentos, tornando as aulas cada vez mais atrativas. Dessa forma, os PPCs demonstram que o processo de aprendizagem necessita de organização para estimular no educando a sua autonomia e permitir o desenvolvimento pessoal e profissional. Neste estudo, percebeu-se que as estratégias estão gradualmente sendo aplicadas, oportunizando aos discentes um auxílio no processo de ensino- aprendizagem. No entanto, é necessário não só incorporar as estratégias, mas que o docente consiga estimular seus discentes por meio da autonomia, participação em ambientes comunitários, sentindo-se parte da construção do meio e sua posição quanto a situações e assuntos do cotidiano. Os métodos de ensino estão se diferenciando dos métodos tradicionais. Nestes, o discente aprende apenas de forma passiva por meio de aulas expositivas; naqueles, ele aprende também pelo processo de ensino- aprendizagem ativo, tendo autonomia em buscar seu próprio desenvolvimento. Buscando ofertar um ensino conforme as necessidades dos alunos, os PPCs dos cursos de Engenharia, ofertados na Unifei em Itabira já em 2012, continham algumas estratégias de metodologias ativas e, a cada atualização ocorrida na estrutura curricular, elas foram sendo implementadas, aumentando a inserção delas no âmbito acadêmico. No entanto, é notória a maior presença da menção dessas estratégias em alguns cursos em detrimento de outros, tendo diferenciação na estrutura do PPC, nas quais alguns cursos a englobam em capítulos específicos e outros, aqueles que não utilizam com tanta frequência, indicam-nas em ementas das disciplinas. À medida que os docentes implementam os métodos ativos por meio de estratégias de metodologias ativas às aulas expositivas, agregando o uso de tecnologias interligando ensino, pesquisa e projeto de extensão, estes promovem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, concebendo autonomia aos discentes e complementando o seu desenvolvimento cognitivo. À vista disso, conclui-se com os dados levantados a confirmação da hipótese de que a institucionalização das metodologias de ensino, em especial as metodologias ativas, está relacionada à inovação pedagógica por meio da formalização nos PPCs, atendendo ao que está proposto nas DCNs e nos instrumentos oficiais de avaliação de curso. Porém, a aquisição das competências relacionadas nos PPCs está condicionada à aplicação destas pelos docentes na condução de suas aulas para o aprendizado efetivo dos discentes. A aplicação das metodologias ativas será cada vez mais efetiva nas universidades, em virtude da demanda por profissionais com competências que envolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas, permitindo que atinjam os seus objetivos e desenvolvam suas habilidades, demonstrando a sua capacidade de adaptação aliada à inovação e criatividade.

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Publicado

20.12.2023